Aposta10 Logo
Pesquisar...
Pesquisar...
Pesquisar...
Pesquisar...
homeBlogMercado de ApostasSuprema Corte da Espanha anula parcialmente proibição de anúncios de jogos de azar

Suprema Corte da Espanha anula parcialmente proibição de anúncios de jogos de azar

Josias Pereira Josias Pereira
Suprema Corte da Espanha anula parcialmente proibição de anúncios de jogos de azar

A Suprema Corte espanhola retirou cinco artigos do Decreto Real de 2020, argumentando que seria necessária legislação para fazer as mudanças. O veredito reverte restrições significativas que foram impostas à publicidade de jogos de azar na mídia espanhola.

As operadoras agora poderão anunciar jogos online e oferecer promoções a novos clientes. As plataformas também poderão incluir celebridades em seu marketing e promover anúncios nas redes sociais.

No entanto, algumas restrições permanecem em vigor, que incluem a proibição da veiculação de propagandas de jogos de azar na televisão e rádio entre determinadas horas do dia e a proibição do patrocínio das bets aos clubes esportivos, incluindo as equipes de futebol do país.

O Supremo espanhol rejeitou os recursos referentes aos outros pontos da legislação, afirmando que as medidas tinham “cobertura legal suficiente” e que as restrições eram proporcionais.

O caso foi movido pelo órgão espanhol de comércio de jogos de azar online, a Jdigital, e pela Information Media Association (AMI). As associações questionaram a base constitucional do decreto.

Eles argumentaram que impor as restrições por meio de um decreto ministerial, em oposição à legislação federal, era inconstitucional. O tribunal concordou, decidindo que os limites e proibições à liberdade de publicidade de uma empresa “devem ter cobertura legal suficiente”.

Entenda o decreto na Espanha

  • O decreto de 2020 do Ministério do Consumidor visava evitar que menores fossem expostos a anúncios de jogos de azar, reformando as leis de publicidade do setor. De acordo com a legislação, a publicidade era restrita entre 1h e 5h na televisão, rádio e redes sociais.
  • Promoções como bônus foram amplamente proibidas pela regulação, com as operadoras limitadas a direcionar ofertas aos jogadores existentes em suas plataformas. O decreto também determinou a restrição de idade nas redes sociais para evitar ainda mais que menores de 18 anos sejam expostos à publicidade de jogos de azar.
  • A regulamentação foi elaborada pelo então ministro do Consumidor, Alberto Garzón, durante o segundo governo de Pedro Sánchez. A coalizão liderada pelo PSOE incluiu as restrições como parte da era Covid para reprimir o aumento da publicidade de jogos de azar online.

(Foto: M W/Pixabay)

Casas de aposta em destaque

logo

Novibet

Star
9.7
logo

Betnacional

Star
9.3