NFL Super Bowl LI: New England Patriots - Análise do Elenco


por: Gustavo Zambrano


NFL Super Bowl LI: AFC Champions – New England Patriots
 
A caminhada até o Super Bowl
 
Mesmo com Tom Brady suspenso nas quatro primeiras partidas, os Patriots venceram três dos quatro jogos e começaram a construir o caminho que os levaria a disputa de mais um Super Bowl. Brady retornou para perder apenas um jogo durante doze partidas e levou os Patriots para os playoffs com a melhor campanha da AFC. 
 
A equipe porém, teve a schedule mais fácil de toda a NFL, com seus adversários somando um recorde total de 89-116, 43,4% de aproveitamento. 
 
Nos playoffs, os Patriots folgaram na primeira rodada e depois venceram os Houston Texans facilmente por 34x16, em uma atuação não tão boa de Brady, que teve duas interceptações naquela partida. Contra os Steelers no Championship Game, a defesa foi dominante e o ataque voltou a jogador sem cometer erros, dando a vitória para os Patriots por 36x17 e carimbando a passagem da equipe para o Super Bowl. 
 
Ataque
 
Quarterback:
 
QB - Tom Brady #12
 
 
Aos 39 anos, Brady teve sua 2° melhor temporada da carreira, lançando apenas duas interceptações e lançando para 28 touchdowns, com rating de 112.2. Brady tem ótima sensação no pocket, não sendo engolido de surpresa e pode trabalhar tanto em passes curtos, quanto em big plays, dependendo de como se poste a defesa adversária. 
 
Runnning Backs
 
RB - LeGarrette Blount #29
 
 
Blount é burro de carga dos Patriots e liderou a liga em touchdowns terrestres, com 18 anotados durante a temporada regular, maior marca de sua carreira. Blount é um corredor de força que foca mais em quebrar tackles do que encontrar espaços para correr. O jogador pode aguentar uma grande carga de carregadas, mas não tem sido tão eficiente longe da red-zone, tendo média de apenas 3,9yds por tentativa de corrida. 
 
RB - Dion Lewis #33
 
 
Machucado durante boa parte da temporada, Dion Lewis tem ganho cada vez mais espaço desde o seu retorno e tem sido o melhor running back da equipe, correndo em medida 4,4yds por carregada. Lewis é um excelente complemento para um running back de força como Blount e deve dividir as carregadas com o primeiro. 
 
RB - James White #28
 
 
White não é utilizado com tanta frequência no jogo terrestre, mas ele é importante alinhando no backfield e sendo utilizado por Tom Brady como alvo no jogo aéreo. White teve apenas uma carregada nos playoffs, mas recebeu quatro passes para um total de 27 jardas e touchdown nessa pós temporada. 
 
FB - James Develin #46
 
 
Um dos melhores fullbacks da NFL, Develin foi utilizado na temporada prioritariamente para bloquear. O jogador porém, apareceu como alvo surpresa de Brady nas duas partidas dessa pós-temporada e pode aparecer correndo ou recebendo passes no Super-Bowl, sendo um elemento inesperado para a defesa dos Falcons. 
 
Linha Ofensiva
 
LT - Nate Solder #77
 
 
Veterano de seis temporadas e um dos melhores jogadores de linha ofensiva da liga, Solder foi o melhor jogador na proteção ao passe dentro desta unidade, sendo um lefty tackle bastante acima da média e de grande ajuda para Tom Brady. 
 
LG - Joe Thuney #62
 
 
Thuney é o elo fraco da linha ofensiva, o novato permitiu 45 pressões sobre os quarterbacks dos Patriots na temporada e é um dos jogadores mais faltosos da equipe, tendo cometido 10 penalidades ao longo da temporada regular. 
 
C - David Andrews #60
 
 
Andrews é um center eficiente, mas não excelente. Ainda jovem, ele é propenso a faltas e se enrola um pouco com Tom Brady frequentemente mudando as jogadas e chamando os snaps em hard count. Andrews porém, é eficiente na proteção ao passe e Brady raramente vê infiltrações pelo meio da linha. 
 
RG - Shaq Mason #69
 
 
Mason evoluiu e fez ótima temporada, sendo menos exigido jogando ao lado de um eficiente center e de um excelente right tackle, Mason foi bem na proteção ao passe e aliado a Cannon fez com que corridas pelo lado direito da linha dos Patriots fossem mais produtivas do que pelo lado esquerdo. 
 
RT - Marcus Cannon #61
 
 
Uma das maiores evoluções da liga nessa temporada, Cannon passou de um Right Tackle medíocre para um dominante em apenas um ano. O jogador foi o melhor da linha abrindo espaços para o jogo terrestre e também é um bloqueador acima da média na posição. 
 
Receivers
 
WR - Julian Edelman #11
 
 
Principal recebedor dos Patriots, Edelman não necessariamente alinha como um WR #1, o jogador faz a maior parte de seus snaps nos slots e é uma arma para ganhar jardas após a recepção, com 34,1% de suas jardas conquistadas tendo sido ganhas por ele após a recepção. Edelman porém, não é um alvo tão frequente na end zone, tendo anotado apenas três touchdowns durante a temporada regular. 
 
WR - Chris Hogan #15
 
 
Ex jogador dos Buffalo Bills, Hogan foi fundamental na vitória sobre os Steelers na final da AFC. O jogador teve 9 recepções para um total de 180 jardas e dois touchodowns. Hogan porém, não foi um alvo tão frequente de Brady durante a temporada regular e pode ser menos acionado nesse jogo do que muitos esperam. 
 
TE - Martellus Bennett #88
 
 
Veterano de nove temporadas e com passagem por quatro grandes equipes, Bennet foi um substituto à altura para o frequentemente lesionado Rob Gronkowski. O jogador liderou o time em recepções para touchdown e deve aparecer como um alvo importante para Brady nesse Super Bowl. 
 
WR - Malcolm Mitchell #19
 
 
Mitchell é mais um dos alvos utilizados por Brady em passes curtos, o jogador pode aparecer em jogadas de screen, confiando na velocidade para ganhar jardas após o contato. 
 
WR - Danny Amendola #80
 
 
Experiente, Danny Amendola é pouquíssimo acionado por Brady, tendo feito apenas 23 recepções para um total de 243 jardas e 4 touchdowns durante a temporada. Amendola é um alvo em formações com quatro ou cinco recebedores em descidas longas. 
 
Coordenador Ofensivo: Josh McDaniels
 
 
McDaniels foi treinador principal dos Broncos entre 2009 e 2011 e assumiu a função de coordenador ofensivo dos Patriots em 2012. O técnico conquistou quatro Super Bowls em sua carreira, participando da final em seis oportunidades.
 
Defesa 
 
Linha Defensiva 
 
DE - Chris Long #95 
 
 
Chris Long teve apenas quatro sacks durante a temporada, mas ele é o melhor jogador da DL dos Patriots exercendo pressão nos quarterbacks e uma atuação sua será crucial para a equipe poder conter um pouco um excelente Matt Ryan. 
 
DT - Alan Branch #97
 
 
Alan Branch é ótimo na contenção ao jogo terrestre, classificando como um dos melhores jogadores de sua posição no quesito, no entanto, Branch é um DT bem abaixo da média pressionando os quarterbacks, raramente vencendo as disputas com seus marcadores.
 
DT - Malcom Brown #90
 
 
Malcom Brown é uma versão mais talentosa de Branch, mas ainda assim ineficiente na pressão. A exemplo de seu companheiro de posição, Brown é melhor contendo o jogo terrestre, quesito onde o front-seven dos Patriots se destaca. 
 
DE - Trey Flowers #98
 
 
Novato, Trey Flowers ganhou a posição durante a temporada e trouxe um pouco mais de pressão na linha dos Patriots, Flowers liderou o time com 7 sacks e diferente do restante da unidade, é pouco combativo contra o jogo terrestre, tendo como função prioritária a perseguição aos quarterbacks. 
 
Linebacker 
 
LOLB - Shea McClellin #58
 
 
McClellin ganhou a posição depois que Jamie Collins foi negociado no meio da temporada, o jogador é um downgrade em relação a Collins, sendo um bom tackleador e eficiente contra o jogo terrestre, mas tendo problemas na cobertura de passes. 
 
MLB - Dont'a Hightower #54
 
 
Hightower é o melhor nome da linha de linebackers dos Patriots, não sendo excelente em nenhum quesito especifico, mas sendo bom em tudo. O jogador é decente na cobertura e também bom na contenção ao jogo terrestre, tornando o meio da linha de linebackers dos Patriots uma posição bem preenchida. 
 
ROLB - Rob Ninkovich #50
 
 
Sofrendo com lesões, Ninkovich teve 4 sacks em doze partidas disputadas, mas não foi bem no geral, perdido e sendo um problema tanto na contenção ao jogo terrestre quanto na cobertura de passes. Com 11 temporadas de experiência, os melhores dias de Ninkovich parecem ter chegado ao fim e ele é o elo mais fraco do front-seven da equipe. 
 
Secundaria 
 
CB - Malcolm Butler #21
 
 
Herói na última conquista de Super Bowl dos Patriots, Malcom Butler foi um dos melhores jogadores em sua posição nessa temporada. Butler tem se mostrado um legitimo CB #1 e desviou 17 passes durante a temporada regular, interceptando quatro passes. 
 
CB - Logan Ryan #26
 
 
Butler é o melhor cornerback do time, mas Logan Ryan também vive grande fase. O jogador também é bom ajudando na contenção ao jogo terrestre e foi um dos poucos cornerbacks da liga a liderar o seu time em tackles. Ryan tem aparecido bem nos playoffs e conseguiu uma interceptação no Divisional Round contra os Houston Texans. 
 
S - Patrick Chung #23
 
 
Chung tem utilizado como um jogador versátil na defesa dos Patriots e por vezes alinha ao lado dos linebackers da equipe, o safety porém, não fez uma grande temporada e é um dos problemas da defesa dos Patriots. Em jogadas de passe, Chung muitas vezes fica encarregado de marcar o tigh end adversário. 
 
S - Devin McCourty #32
 
 
McCourty tem atuado um pouco melhor do que o seu companheiro, mas tem na cobertura ao passe sua principal função e é menos exigido do Chung. McCourty teve 7 passes desviados na temporada regular e uma interceptação realizada. 
 
Coordenador Defensivo: Matt Patricia
 
 
Patricia já foi coordenador ofensivo e ocupou vários cargos nos Patriots até se firmar como coordenador defensivo da equipe em 2012. O técnico foi duas vezes campeão do Super Bowl. 
 
Especialistas
 
K - Stephen Gostkowski #3
 
 
Vindo de três ótimas temporadas, Gostkowski não teve uma grande temporada e converteu 84,4% de seus chutes em comparação com 87,1% de sua média na carreira. O kicker errou dois field goals curtos e foi inconstante até mesmo em extra-points. 
 
P - Ryan Allen #6
 
 
Assim como Gostkowski, Ryan Allen também já teve dias melhores na carreira. Seu alcance diminuiu em relação a última temporada e sua taxa de TB% subiu de 4,1% para 6,9%. Allen no entanto, viu sua equipe não sofrer tantos retornos em seus chutes, adversários tiveram apenas 27 retornos de punts para uma média miserável de 5,0yds por tentativa de retorno. 
 
PR - Danny Amendola #80
 
 
Danny Amendola não foi bem nos retornos esse ano. O jogador que deve retornar punts para a equipe nesse super bowl, teve média de apenas 6,7yds por tentativa de retorno de punt ao longo de 18 oportunidades. 
 
KR - Cyrus Jones #24
 
 
Cyrus Jones foi mais consistente do que Amendola, mas os Patriots retornam poucos kickoffs e quase nunca a equipe permite que um retornador que recebe a bola em sua própria endzone, saia para tentar retornos, limitando Jones a retornar apenas os chutes que não alcançariam um touchback.  
 
Coordenador dos especialistas: Joe Judge
 
 
Judge assumiu a função de coordenador ofensivo da equipe na última temporada e fará sua primeira aparição no Super Bowl. Sob o seu comando, a equipe se manteve forte na contenção de retornos, mas os chutadores pioraram em relação aos últimos anos. 
 
Head Coach: Bill Belichick
 
 
Um dos treinadores mais vitoriosos da história do Super Bowl, Bill Belichick também ocupa a função de general manager do time. Belichick é head coach dos Patriots desde 200 e já foi eleito o melhor técnico da liga por três vezes. Ele possui um recorde de 237-115 na carreira e conquistou 6 Super Bowls. 
 
 



Casas de apostas

188BET

Bônus

R$400

Ganhar
Bumbet

Bônus

R$150

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$500

Ganhar
Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
NetBet

Bônus

R$200

Ganhar
10Bet

Bônus

R$300

Ganhar



  • Futebol Americano

    NFL: Monday Night Football - Detroit Lions x New York Giants
  • Futebol Americano

    NFL: Minnesota Vikings x Pittsburgh Steelers
  • Futebol Americano

    NFL: Dallas Cowboys x Denver Broncos
  • Futebol Americano

    NFL: San Francisco 49ers x Seattle Seahawks